MENU
Solicitar Orçamento
O QUE VOCÊ PROCURA?

[PLANILHA] O que é e qual a importância do relatório DRE?

Gestão

A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é um resumo de todas as operações financeiras de uma empresa. Através dela, é possível identificar se o negócio está tendo lucro ou prejuízos, considerando um determinado período de tempo.

Esse documento é criado com o Balanço Patrimonial, e precisa estar assinado por um contador registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Por lei, o relatório DRE é obrigatório para todas as empresas, exceto as que se encaixam no MEI, e deve ser feito todos os anos, quando se encerra o ano-calendário.

Entretanto, a importância da DRE não se resume ao cumprimento de exigências contábeis e fiscais. Esse controle também é importante para o sucesso da sua empresa. Quer entender o porquê? Então continue a leitura.

Para que serve o relatório DRE?

A DRE é uma excelente aliada do empreendedor, por isso, saber usá-la é essencial para a administração da sua empresa. Esse documento apresenta as informações dos lucros e das despesas do negócio, mostrando o resultado líquido das suas operações e a real situação do negócio.

Também é possível utilizar esse controle como relatório gerencial.  Nessa função, o gestor avalia a saúde financeira da empresa e usa essas informações para tomar decisões que ajudarão na redução dos gastos e no aumento do faturamento.

O relatório DRE também é importante para comprovar a situação da sua empresa em relação ao Fisco. O governo utiliza este documento para validar se os impostos foram calculados corretamente, confrontando o lucro declarado na DRE com os lucros declarados no IRPF.

Além de todas essas funções, o relatório ainda ajuda quando você precisa de uma ajudinha extra. Isso porque instituições bancárias e analistas financeiros podem solicitar o documento para avaliar a situação da sua empresa e decidir se irão liberar o crédito ao solicitante ou não; ao passo que eventuais investidores irão analisá-lo para ter mais segurança ao aplicar seu dinheiro.

Na lei, o relatório DRE deve ser feito anualmente. Entretanto, a empresa pode realizá-lo mensalmente ou trimestralmente, no formato de relatório gerencial, para poder acompanhar com mais precisão como anda a gestão do negócio.

modelo-gratis-planilha-dre

Como fazer um relatório DRE?

As informações contidas em uma planilha DRE seguem um padrão quando feitas para o cumprimento legal, independentemente do porte ou segmento da empresa. De acordo com a Lei 6.404/1976, Artigo 187 (e sua modificação pela Lei 11.638/2007), a demonstração deve conter os seguintes dados:

- Receita Bruta
- Deduções e abatimentos
- Receita Líquida
- CPV (Custo de produtos vendidos) ou CMV (Custos de mercadorias vendidas)
- Lucro Bruto
- Despesas com Vendas
- Despesas Administrativas
- Despesas Financeiras
- Resultado Antes IRPJ CSLL
- Provisões IRPJ E CSLL
- Resultado Líquido.

modelo-gratis-planilha-dre

Voltar