MENU
Solicitar Orçamento
O QUE VOCÊ PROCURA?
Como adaptar a empresa ao Home Office

Como adaptar a empresa ao Home Office

Gestão, Blog

Alguns estados, como Santa Catarina, já estão enfrentando situação emergencial devido à pandemia do Covid-19 (Coronavírus). Pensando nisso, como a sua empresa pode adotar o home office e oferecer mais segurança aos colaboradores, sem prejudicar os seus negócios?

Esse artigo reúne algumas dicas que adotamos aqui na Aethos Sistemas, em vista que nossa equipe também se encontra em home  office nesse momento, mantendo a recomendação de quarentena do governo do estado de Santa Catarina.

Primeiro: O que é home office?

Em tradução literal, home office nada mais é que “o escritório em casa”. É uma modalidade de trabalho, muitas vezes autônomo, feito por profissionais com seus equipamentos em suas próprias casas. Ao longo dos últimos anos, vária empresas vêm adotando essa modalidade de trabalho com alguns de seus colaboradores, podendo apresentar até mesmo uma melhora no desempenho do trabalho entregue.

É mais comum com trabalhos que dependem majoritariamente do computador, sendo um trabalho de escritório facilmente adaptável à casa do trabalhador.

Como adaptar a empresa ao Home Office?

1 º passo: seja franco.

Como líder de uma empresa ou setor, você precisa de uma comunicação clara e honesta com sua equipe. Seja franco a respeito da situação, explique as medidas que serão aplicadas e a importância da colaboração de todos nesse momento de instabilidade que a empresa pode passar.

2º passo: estabeleça canais de comunicação.

Para acompanhar o dia a dia dos colaboradores, o ideal é estabelecer alguns canais para que a comunicação não se perca. Aqui na Aethos Sistemas, possuímos o sistema Nexus, que dispõe de um chat, por exemplo. Assim possuímos contato direto com todas as pessoas da equipe.

Encontre o meio de comunicação instantâneo que mais se adapta à sua equipe. Uma dica é evitar contatos mais pessoais, como o Whatsapp, pois várias informações podem ser perdidas.

Também é importante não perder o contato “olho à olho” com sua equipe, por isso, uma ideia é utilizar ferramentas para videoconferências. O Google Meet, por exemplo, é uma ferramenta gratuita para reuniões.

3º passo: mantenha a gestão de tarefas da equipe.

A gestão de tarefas será essencial para que a equipe compreenda suas prioridades. Para isso, é fundamental utilizar uma plataforma com toda a equipe. Bons exemplos são o Trello e Asana.

No sistema Nexus, a Aethos Sistemas possuí gestão de tickets e tarefas. Desta maneira, nossa equipe está sempre ciente das solicitações de nossos clientes.

4º passo: confie em sua equipe.

Com claras instruções do trabalho que deve ser feito por cada profissional, sua equipe está plenamente capacitada para um trabalho em home office. Desta maneira, você não precisa verificar em todos os instantes se todos estão online e trabalhando. A confiança é a base do trabalho em equipe.

Adotando o home office, a Aethos Sistemas reforça seu compromisso com seus colaboradores, clientes e fornecedores, pensando no bem da sociedade em geral. Faça a sua parte e conscientize à todos sobre a prevenção.

Se possível, fique em quarentena em sua casa. A melhor maneira de evitar a propagação do vírus é o isolamento.

Como podemos prevenir o coronavírus (Covid-19)?

- Lave as mãos com água e sabão. Lave bem com movimentos circulares, entre os dedos e embaixo das unhas. Utilize álcool em gel como medida preventiva.

- Cubra a boca e nariz ao espirrar com lenço descartável ou cotovelo. Não adianta cobrir com as mãos.

- Não toque olhos, nariz e boca antes de lavar as mãos.

- Mantenha ambientes entilados e limpe com álcool materiais usados frequentemente, como o seu telefone celular (utilize o álcool isopropílico 70%, pois o álcool comum pode danificar o aparelho.).

- Não cumprimente com abraços, apertos de mão ou beijo no rosto.

Aethos Sistemas - Prevenção Covid-19

Voltar