MENU
Solicitar Orçamento
O QUE VOCÊ PROCURA?
O que é um sistema ERP e para que serve?

O que é um sistema ERP e para que serve?

Gestão

Afinal, o que é ERP?

Se você já ouviu essa sigla enquanto buscava por uma solução para a sua empresa, deve ter percebido que ela é importantíssima no meio dos negócios. O Planejamento dos Recursos da Empresa, também conhecido como ERP, é o sistema que integra todos os dados e processos do seu negócio em um só lugar.

O que é ERP?

ERP - O que é e para que serve?

Do inglês, o Enterprise Resource Planning ou ERP é um sistema de gestão empresarial, muito utilizado para o gerenciamento e planejamento das ações da empresa. Dentro do Sistema ERP, o empreendedor consegue controlar os dados do seu negócio, desde o Financeiro ao Ponto Eletrônico de seus colaboradores.

Para que possamos entender a amplitude de tudo o que acontece dentro de uma empresa, precisamos centralizar informações e analisa-las, e esse é o trabalho do Sistema ERP. Além disso, o software ERP automatiza tarefas, facilitando muito o trabalho e permitindo com que você foque em assuntos mais importantes. O ERP fará, por exemplo, o preenchimento automático de notas fiscais, o balanceamento do fluxo de caixa conforme as suas vendas e o cálculo de comissão para vendedores, entre outros.

Os Sistemas ERP são populares por conta de suas funcionalidades, capazes de potencializar os resultados de uma empresa, como, por exemplo, o controle de estoque, gestão de vendas, controle financeiro e gestão comercial, além de existirem softwares ERP específicos para empresas de diferentes segmentos, como distribuidoras, transportadoras, sistemas para restaurante, varejo, e diversos tipos de negócios.

Qual é o melhor momento para implantar um sistema de gestão? Agora! Existem diversos tipos de ERP para cada modelo de negócio, para empresas que estão iniciando até aquelas que já possuem um grande porte.

Várias marcas estão disponíveis no mercado, mas em geral, existem dois tipos de ERP: o ERP online e ERP software. O ERP web funciona com todos os seus arquivos na nuvem; você precisará de acesso à internet para acessar o sistema. Enquanto, o ERP software é instalado no seu computador, sem depender do acesso à web. Como, no Brasil, a conexão à internet ainda é instável, depender de um sistema 100% online pode ser uma desvantagem.

O Sistema integrado ERP é aquele que incorpora todas as necessidades da empresa no mesmo ERP. Um exemplo são os sistemas mobiles, muito utilizados por vendedores e representantes comerciais, ou ainda, utilizado por restaurantes e lanchonetes para a realização de pedidos no sistema Frente de Caixa. Um e-commerce, por exemplo, trabalha com transportadoras e Correios, Mercado Livre, precisa realizar consultas no Serasa e ainda gerenciar seu estoque com muito cuidado. Tudo isso pode ser permitido dentro de um único sistema integrado ERP.

ERP para empresas

ERP gratuito funciona?

A princípio, um ERP gratuito parece uma ótima opção para controlar a gestão da sua empresa e, ainda, não gastar nada com isso. Porém, os softwares ERP gratuitos possuem um alcance limitado, impossibilitado de abranger todas as necessidades da sua empresa.

Um ERP grátis oferece funcionalidades básicas, que até podem atender a sua empresa em um primeiro momento, mas que se tornarão uma dor de cabeça à longo prazo. Por ser um sistema ERP gratuito, você não possui suporte técnico para possíveis dúvidas ou dificuldades, gerando mais confusão se algum problema acontecer em algum de seus processos.

O ideal é conversar com uma empresa séria com compromisso para com o seu negócio, garantindo serviço de suporte, melhorias e que está em contato com você. Portanto, o ERP gratuito pode ser uma boa ideia para entender como um ERP funciona, mas não para confiar os dados importantes sua empresa.

Como escolher um ERP para empresa

Como escolher um sistema para empresa?

Para escolher o ERP que melhor vai atender a sua empresa, é preciso pesquisar. Uma dica é estar de olho nos comentários de funcionários e clientes dessas empresas, no Google e no Reclame Aqui, por exemplo. Uma empresa com muitas reclamações, principalmente se forem recentes, deve ser evitada. Procure conversar com os consultores de empresas com boa reputação.

Para contratar um sistema ERP tópicos importantes devem ser levados em consideração:

  • Funcionalidade – É um sistema completo e de fácil utilização?
  • Atende as necessidades? – Possui todas as ferramentas necessárias e é capaz de atender a demanda do meu negócio?
  • Suporte técnico – Possui suporte técnico de fácil contato e com prontidão para solucionar problemas, além de apoio para a utilização do sistema?
  • Apoio – Tem capacidade para continuar atendendo o meu negócio, mesmo que ele aumente?

Além disso, elenque todas as funcionalidades que você precisa dentro do sistema. Faça o seguinte exercício: Pegue uma caneta e papel e escreva todos os recursos que você deseja, mesmo que você tenha dúvidas de que ele exista. Com esses detalhes em mãos, você poderá conversar com um consultor e observar quais empresas atendem as suas necessidades ou não.

Alguns sistemas ainda possuem a opção do desenvolvimento de um ERP personalizado para o seu modelo de negócio, fazendo com que todas essas necessidades sejam atendidas. Esse é o caso da Aethos Sistemas.

O ERP Aethos Sistemas

O que diferencia o ERP da Aethos Sistemas de outros ERPs, é que tratamos as funcionalidades do software ERP separadamente, chamando-as de módulos. Assim, nosso Sistema ERP é totalmente personalizado para as necessidades das empresas que atendemos. De pequenas a grandes empresas, o sistema de gestão se adapta e cresce acompanhando o ritmo do negócio, com uma confiabilidade de 17 anos de mercado.

Solicite uma demonstração Aethos SIstemas

Voltar