MENU
Solicitar Orçamento
O QUE VOCÊ PROCURA?
O que são Ordens de Serviço?

O que são Ordens de Serviço?

Gestão

Se a sua empresa presta serviços para negócios e consumidores, já deve ter ouvido falar das ordens de serviço. Mas, afinal, o que são ordens de serviço e por que são necessárias para os negócios?

Uma ordem de serviço é um documento com as informações necessárias para planejar e executar o trabalho que será prestado. Portanto, é uma maneira de formalizar o serviço realizado e manter o seu registro.

Já pensou como seria se toda vez que você realizasse uma manutenção em um carro, por exemplo, não recebesse um relatório do que foi realizado? Em uma futura manutenção, você lembraria exatamente o que foi reparado? É claro, essa é uma maneira simples para exemplificar a importância das ordens de serviço.

Nelas, constam os dados do cliente, a data que foi realizado o contato, procedimentos realizados com detalhes e demais explicações necessárias para manter o registro de informações, garantindo um alinhamento com a equipe interna, facilitando o controle financeiro e mantendo a expectativa do consumidor quanto ao que foi realizado.

Quem deve utilizar ordens de serviço?

Devem realizar a emissão de ordens de serviço as empresas que fazem trabalhos, seja para outras empresas ou consumidor final (B2B ou B2C). Existem as ordens de serviço de manutenção (para mecânicas e autopeças, por exemplo), ordens de serviço preventivo e ordem de serviço de solicitação.

Além disso, esse documento também é utilizado para processos internos, detalhando processos e orientando colaboradores sobre possíveis riscos da ocupação.

Como emitir uma ordem de serviço?

A emissão da ordem de serviço pode ser realizada manualmente, criando-se um modelo com os dados necessários. Esses papéis devem ser guardados para controle e podem ser enviados para sua contabilidade.

Uma alternativa para evitar a papelada é utilizar um sistema de gestão para empresas que prestam assistência técnica. O sistema ERP da Aethos Sistemas, além de estar adaptado a empresas que emitem ordens de serviços, vai além, oferecendo um controle detalhado para empresas do segmento.

Por meio do controle de Assistência Técnica, é possível emitir ordens de serviço com múltiplos técnicos, onde cada técnico executa uma etapa com controle de horas e valores de custo. Além disso, possui cadastro de compromissos com roteiros de visitas e entregas de equipamentos.

Uma vantagem do sistema de gestão é a eliminação de retrabalhos. Tudo pode ser cadastrado apenas uma vez e sincronizado em todos os dispositivos, como o Mobile Aethos (no smartphone).

Ficou alguma dúvida? Confira mais conteúdos do nosso blog!

Solicite sua demonstração Aethos Sistemas

Voltar